Publicações Recentes

Ative sua memória com um café


Os benefícios do consumo de café são tema de estudos científicos já há algum tempo, isso porque a bebida influencia positivamente nosso organismo de várias maneiras. Os exemplos mais conhecidos: dá energia, tira o sono, aumenta nossos estímulos e faz bem até para a nossa memória - ajudando no trabalho, nos estudos e tarefas do dia a dia.


No ano passado a revista Nature Neuroscience, uma das mais importantes publicações científicas no mundo sobre Neurociências, divulgou um estudo que comprovou, pela primeira vez, a ação direta da cafeína no processo de memorização em seres humanos.


A pesquisa realizada por cientistas americanos envolveu 100 pessoas. Na primeira parte do estudo, o grupo todo tinha que olhar para imagens de objetos. Na sequência, metade do grupo ingeriu uma pílula com quantidade de cafeína equivalente a uma caneca de café e, a outra metade, uma pílula sem cafeína, apenas placebo. 24h depois os cientistas testaram a memória do grupo e aqueles que haviam ingerido cafeína conseguiram perceber diferenças sutis em imagens que haviam sido esquecidas pelo restante do grupo.


O chefe da pesquisa, Michael Yassa, disse que o estudo mostrou que o café não colabora apenas para o processo de concentração, mas também ajuda nosso cérebro a guardar o que aprendemos.


Viu só o que o café pode fazer pela sua memória diariamente?


Fonte: G1 Notícias e Nature Neuroscience

Compre