Please reload

Publicações Recentes

Torra do café

22.10.2015

Quando tomamos um bom cafezinho pouco pensamos em uma etapa que influencia diretamente o sabor e o aroma da bebida: a torra dos grãos.

 

O café, depois de ser cultivado, colhido e beneficiado (um longo e trabalhoso processo), precisa passar pela torra, já que o grão cru não apresenta o sabor e aroma próprios para originar a bebida que tanto amamos.

 

A torra nada mais é do que submeter os grãos a temperaturas muito elevadas durante um tempo controlado até que atinjam o ponto certo de textura, cor e aroma. Parece fácil, não? Mas não é.

 

Cada café requer uma torra específica, que pode alterar de acordo com a variedade do fruto, características do cultivo e de cada grão. Soma-se a isso o destino da bebida depois da torra, se será para café espresso ou coado, e qual o utensílio que será utilizado. Avaliadas estas condições, faltará identificar o ponto mais adequado da torra daqueles grãos (temperatura x tempo), de forma a garantir que o café apresente sua melhor performance em sabor e aroma. Ufa! Por isso a torra do café é uma etapa crucial e determinante para o resultado na xícara e deve ser avaliada por um especialista, que trabalhará para identificar a melhor torra para cada café.

 

Uma torra clara para média, por exemplo, que lembre a cor de caramelo, pode ser a mais indicada para um bom café espresso, pois acentua sabor, acidez e aroma, sem intensificar o amargor. Já uma torra média para escura é a mais indicada para métodos filtrados, como coador de pano ou filtro de papel. Os grãos devem apresentar uma cor opaca, ou seja, sem aquela aparência oleosa.

 

Um tipo de café muito comum no mercado é o de torra extremamente escura, que origina uma bebida mais forte, amarga, com pouca acidez e equilíbrio. O problema é que este tipo de torra é frequentemente utilizado para mascarar defeitos dos grãos, falta de qualidade do café e a presença de outras substâncias.

 

Por isso, se você procura um café de qualidade procure saber sobre a torra, sua cor, a data (depois de algum tempo os grãos começam a perder suas propriedades de sabor e aroma), e se é a mais adequada para o tipo de preparo que irá utilizar. 

 

Please reload

Compre

Produzido por: 

Sanches Cafés Especiais

contato@sanchescafes.com.br

www.sanchescafes.com.br

SOCIAIS:         PAGAMENTO:         ENTREGA: 

© 2014 by Cafetina.