Please reload

Publicações Recentes

Saiba mais sobre a profissão de barista

17.03.2016

(Foto: Lucas Salomão, barista e campeão nacional de preparo de cafés, durante evento do Cafetina Café).

 

A produção de cafés de qualidade é complexa e há um longo caminho entre o cultivo do café e o seu consumo final. Participam deste processo diversos profissionais gabaritados no assunto, como engenheiros e técnicos agrônomos, provadores e torradores. Mas é na etapa final que aparece o barista, um especialista essencial para garantir a qualidade e a aprovação da bebida na xícara.

 

BARISTA – deriva da palavra bar. Aquele(a) que trabalha atrás do balcão.

 

A atividade de barista é relativamente nova por aqui. Surgiu no Brasil nos anos 90, mas tem ganhado cada vez mais força devido ao crescimento do consumo de cafés de qualidade e do número de cafeterias no País.

 

O(a) barista é um(a) expert em cafés, responsável pelos diferentes tipos de preparo do grão e seus derivados - “tirar” o café nas máquinas de espresso, preparar cafés filtrados, além de drinks e outras bebidas que fazem parte da cartela de cafés em um restaurante ou cafeteria.

 

Muito além do preparo, o barista precisa conhecer o café com que trabalha, entender como se dá o cultivo, a origem e o tipo do grão, a prática de torra e moagem, além, é claro, de dominar a máquina de espresso e outros instrumentos. Todo este conhecimento possibilitará que ele conduza o preparo de cada café de forma a ressaltar suas qualidades e características. Afinal, não adianta ter nas mãos um excelente café e não saber prepará-lo com perfeição.

 

A profissão de barista requer ainda o contato direto com o público e a assertividade na apresentação de um café a quem vai consumi-lo. O atendimento ao cliente é primordial, tanto na explicação da bebida, quanto no esclarecimento de dúvidas e desvendando mitos.

 

COMO SE TORNAR UM BARISTA?

 

Para ser um barista é necessário que o profissional tenha realizado um curso de formação ou capacitação, que é oferecido por algumas instituições de ensino e por profissionais do ramo. O curso tem grade curricular ampla e visa formar um barista completo. Algumas matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: a história do café; regiões produtoras de café no mundo; cafés especiais; processo produtivo; torra, moagem e empacotamento; equipamentos; expressos; vaporização do leite; entre outras. O barista trabalha em locais onde o café é servido, geralmente em cafeterias, casas de cafés, restaurantes, bares, hotéis etc. Participa também de concursos e campeonatos nacionais ou mundiais. Fonte: Brasil Profissões

 

Link relacionado:

Associação Brasileira de Café e Barista 

Please reload

Compre

Produzido por: 

Sanches Cafés Especiais

contato@sanchescafes.com.br

www.sanchescafes.com.br

SOCIAIS:         PAGAMENTO:         ENTREGA: 

© 2014 by Cafetina.