top of page
Publicações Recentes

Beber café pode ajudar a prevenir câncer de fígado, sugere estudo


Pessoas que bebem mais café – mesmo o descafeinado – estão menos propensas a desenvolver câncer de fígado. Foi o que mostrou uma análise de 26 estudos.

Pesquisadores descobriram que pessoas que bebem café estão menos propensas a desenvolver carcinoma hepatocelular (HCC), a forma primária mais comum de câncer de fígado, e o efeito se aplica também ao café descafeinado.


Especialistas da Universidade de Southampton e da Universidade de Edinburgh examinaram dados de 26 estudos envolvendo mais de 2,25 milhões de participantes. Em comparação com pessoas que não bebiam café, aqueles que beberam uma xícara por dia apresentaram 20% a menos de risco de desenvolver a doença, diz o estudo publicado no jornal Open BMJ.


Aqueles que consumiram duas xícaras por dia tiveram um risco diminuído em 35% e, para aqueles que beberam cinco xícaras, o risco caiu pela metade. Os pesquisadores descobriram que o efeito protetivo da bebida descafeinada foi "menor e menos certo do que para o café com cafeína".


"Pode ser importante tornar o café uma intervenção no estilo de vida para doença crônica do fígado, mesmo o descafeinado, que deve ser melhor aceito por aqueles que não consomem a bebida ou limitam o seu consumo em razão dos sintomas relacionados à cafeína", disseram os autores.


O autor principal, Dr. Oliver Kennedy, da Universidade de Southampton, disse: "O café é amplamente conhecido por possuir uma série de benefícios para a saúde, e esses últimos achados sugerem que poderia ter um efeito significativo na diminuição do risco de câncer de fígado. Não estamos sugerindo que todos deveriam começar a beber cinco xícaras de café por dia. É necessário que haja mais investigação sobre os danos potenciais da ingestão de muita cafeína, e há evidências de que deve ser evitada por certos grupos, como mulheres grávidas. No entanto, nossas descobertas são um desenvolvimento importante, dada a crescente evidência de HCC globalmente e seu mau prognóstico".


Peter Hayes, professor da Universidade de Edimburgo, acrescentou: "Nós mostramos que o café reduz a cirrose e também o câncer de fígado. O café também foi relatado para reduzir o risco de morte por muitas outras causas. Nossa pesquisa acrescenta a evidência de que, com moderação, o café pode ser uma medicina natural maravilhosa".


Compre
bottom of page