top of page
Publicações Recentes

6 itens que todo apreciador de café deve ter, na opinião de um especialista


Não existe maneira melhor de começar o dia do que com um café, com isso todos concordamos! E, na opinião de Paul Toscano, que conhece tudo sobre preparo de café e é diretor de marketing da Joyride Coffee, empresa especializada em cold brew (café extraído a frio), quem ama café não pode deixar de ter em casa 6 itens que ele julga essenciais. Confira a lista abaixo:


Chemex

Na opinião de Toscano, a Chemex é o melhor instrumento para preparar café em casa. A menos que na sua casa tenha sempre um grande número de pessoas, a Chemex é a melhor forma e a mais gratificante de preparar o café.


É um método de extração que remonta à década de 1940, quando foi inventado por um químico alemão. Não é apenas extremamente funcional, também é bonito. E isso não é apenas uma opinião dele... a Chemex é parte da coleção permanente do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).


Chaleira - modelo Gooseneck


Este é o elemento chave para qualquer tipo de método coado ou filtrado na opinião de Toscano. A chaleira permite um controle de vazamento de água preciso, o que é necessário quando você está seguindo as instruções de preparo cuidadosamente. Um bico de verter normal em uma chaleira é grande e impreciso para a preparação de um café da forma delicada como deve ser.




Uma Aeropress

Além da Chemex, ter em casa um método de preparo menor para filtrar o café, como a V60 ou a Aeropress, é ótimo quando você precisa fazer uma ou duas xícaras de café por vez. Para qualquer um dos métodos, apenas certifique-se de ter sempre uma ou duas caixas de filtro e também de escovar os filtros.






Uma balança

No que diz respeito a balanças, Toscano diz que ama as do modelo Acaia. Não só são incrivelmente atraentes para os olhos, mas extremamente precisas e se conectam ao seu dispositivo móvel como funcionalidade adicional. Elas também têm um timer embutido, que é super importante para o preparo de café. Mas são caras, por isso uma balança de grama simples e um cronômetro de telefone também fazem a vez!


Um moedor

Moedores são geralmente esquecidos por leigos em café. Muitos cafés comprados em lojas podem vir moídos ou podem ser moídos na loja, mas a pré-moagem fará com que percam qualidade mais rapidamente. Para obter melhores resultados, o ideal é moer o café imediatamente antes da preparação. Só o cheiro de café fresco será motivação suficiente.



Livro de cabeceira sobre café

Por fim, quem quiser uma boa introdução ao café, entender as práticas de comércio direto e o movimento da terceira onda, tem que conferir o livro "Deus em um Copo" (God in a Cup), por Michaele Weissman. Não é apenas uma leitura divertida - o detalhamento sobre o processo de produção e torrefação de café vai impressioná-lo apenas nas primeiras 30 páginas. Foi a sensação que Toscano teve quando leu este livro.


Fonte: Site Business Insider

Fonte imagens: Instagram

Compre
bottom of page