top of page
Publicações Recentes

Por que você não deve tomar café de estômago vazio



Para a maioria de nós, tomar café como a primeira coisa do dia é uma necessidade absoluta. Afinal, não há melhor despertador do que uma caneca quente da nossa bebida favorita. E você nem precisa se sentir culpado pelo seu hábito diário: beber café tem milhares de benefícios para a saúde, como proteger seu cérebro de demência. Embora não haja nada de errado em priorizar seu cafezinho, você deve parar de bebê-lo com o estômago vazio.


Por quê? Para iniciantes, o café pode afetar seu sistema digestivo. Todo o café ingerido dará início antecipado à produção de ácido do estômago, e se você ainda não comeu alguma coisa, o ácido pode danificar o revestimento do estômago e causar indigestão e azia. Isso também vale para o café descafeinado.


Mas esse não é o único risco. Beber café com o estômago vazio "pode ​​lhe dar nervos, tremedeira e causar outros efeitos de abstinência, incluindo alterações de humor", disse Adam Simon, diretor médico da PushDoctor.co.uk. Também pode aumentar os sintomas de ansiedade, além de aumentar sua frequência cardíaca, irritabilidade e incapacidade de se concentrar.


Além disso, tomar uma xícara de café como a primeira coisa da manhã realmente sabota seu ritmo circadiano. Entenda: seu relógio interno libera um hormônio chamado cortisol quando você acorda, fazendo você se sentir alerta e energizado. No entanto, contrariamente ao que você poderia esperar, a pesquisa mostrou que o consumo de café realmente diminui os níveis de cortisol. Tradução? Na maioria das vezes, tomar o café como primeira coisa da manhã pode fazer com que você fique com mais sono. Experimente preparar uma xícara de café nos melhores horários para isso: no meio da sua manhã ou no início da tarde.


Claro, algumas pessoas consumem café com o estômago vazio por anos e sentem-se completamente bem. Se isso se aplica a você, então continue bebendo! Mas para todos os outros, o nutricionista Leslie Langevin recomenda unir sua cafeína com um café da manhã saudável - ou pelo menos com um lanche.

Compre
bottom of page