top of page
Publicações Recentes

Criatividade x foco: veja como seu cérebro reage à cerveja e ao café!


Você sabe qual a diferença entre o café e a cerveja no estímulo do seu cérebro?


Comecemos pela cerveja. O córtex cerebral controla a consciência, o pensamento, a linguagem e a interação. Quando o álcool chega ao seu córtex cerebral você se sente menos focado, mas o álcool deixa seu cérebro livre de todas as distrações que geralmente o ocupam. Então, depois de mais ou menos dois copos de cerveja, você fica mais criativo!


Já no caso do café, a adenosina (um nucleosídio que desempenha papéis importantes no organismo animal, tal como transferência de energia) combina-se com o receptor de adenosina, e então você se sente sonolento. Quando a cafeína chega ao cérebro, o receptor se junta à cafeína ao invés da adenosina. Isso faz com que, mais ou menos 5 minutos depois, você tenha mais energia.


Assim, temos:


Cerveja = ideia.

Café = execução.


Por isso a cerveja é ótima para ajudar você a ter uma ideia inicial, aquele insight criativo. Já o café te ajuda ter foco, a trabalhar para executar com eficiência uma ideia.


Mas lembre-se, tomar muito de uma ou de outra bebida anula estes benefícios. Mais do que dois copos de cerveja vão te deixar sem foco e diminuir sua memória. Da mesma forma, se você continua a tomar café logo depois das primeiras xícaras seu organismo ficará tolerante e seu corpo precisará de mais café para ter o mesmo estímulo. Além disso, sabemos como o álcool em excesso é um perigo. A palavra é moderação!


Fonte: ilovecoffee.jp

Compre
bottom of page