top of page
Publicações Recentes

Café coado na Chemex


A Chemex é um instrumento para preparo de café inventado em 1941, nos Estados Unidos, por Peter J. Schlumbohm. A cafeteira é feita de um vidro grosso, de alta qualidade, em forma de ampulheta, e geralmente leva um acessório de madeira no centro para isolamento térmico e facilidade no manuseio.


Seu design e funcionalidade já lhe renderam prêmios, como um dos “100 Melhores Produtos Projetados dos Tempos Modernos”, em lista feita pelo Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA), e a peça também fica exposta em museus de arte como o MoMA - Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. É muito utilizada para preparos domésticos ou de cafeterias em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, de alguns anos para cá é possível encontrar opções de café feitos na Chemex em cafeterias dos grandes centros.


Para a elaboração do café coado na Chemex, indica-se a escolha de um café doce e com acidez, como o Cafetina Café. Utiliza-se um filtro de papel grosso, dobrado em forma de cone, formando uma parede tripla em um dos lados. A bebida preparada neste tipo de cafeteira é mais leve e o diferencial é que, devido ao filtro grosso, não apresenta resíduos.


Modo de preparo


Quantidade: 5 colheres de sopa de pó de café para 1 litro de água.


Passe uma quantidade de água fervida no filtro antes de começar o preparo. Adicione o pó e 10% da água e deixe por 40 segundos. Coloque o restante da água, despejando-a aos poucos em movimento circulares, nunca ultrapassando a metade do filtro, até finalizar. A moagem recomendada é média a grossa.


Fonte: Chemex® coffeemaker; Mexido de Ideias; Folha online.

Compre
bottom of page