top of page
Publicações Recentes

Curiosidades sobre o café


Existem muitas curiosidades sobre o café que nem imaginamos. Reunimos algumas delas, confira:


1) Diz a lenda que pastores Etíopes no século 9 notaram os efeitos da cafeína pela primeira vez ao perceber que suas cabras ficavam “brincalhonas e animadas” depois de ingerirem grãos de café.


2) Existem mais de 50 espécies de café do mundo inteiro. No entanto, apenas 2, Arábica e Robusta, e suas variedades, são comumente usadas na produção de café comercial.


3) Nomes ilustres da história como Voltaire, Beethoven e Bach eram amantes da bebida! Ludwig van Beethoven tinha uma obsessão por café, usando exatamente 60 grãos de café para cada copo que preparava. Johan Sebastian Bach compôs uma obra satírica em 1732 que falava sobre vício por café. E dizem que o filósofo Voltaire (imagem ao lado) uma vez afirmou ter consumido 50 xícaras (!) em um só dia...



4) A ascensão do Islamismo contribuiu muito para a popularização do café. Isso porque a religião não permitia o consumo de álcool, mas do café sim!


5) Quase todo o café do mundo é produzido em áreas que estão entre o Trópico de Câncer e Capricórnio, no chamado Bean Belt, com exceção de lugares como o Havaí.


6) Em vários momentos da história mundial o café foi declarado ilegal ou gerou controvérsia. A primeira vez foi em Meca durante o século 16. Em 1675, o rei da Inglaterra proibiu as cafeterias no país, alegando que eram lugares onde as pessoas se juntavam para conspirar contra ele. No entanto, a ordem não era cumprida, já que ninguém conseguia ficar sem um cafezinho. Fredrick, o Grande, também proibiu a bebida na Alemanha em 1677, pois estava preocupado com as implicações econômicas do dinheiro que saía do país para comprar a popular bebida. Em 1600, houve uma controvérsia se os católicos podiam ou não beber café, felizmente Papa Clemente VIII disse que ok, estava tudo bem :)


7) Dizem que a chegada do café no Brasil se deu pelo trabalho e charme de um militar enviado pelo então governador do Maranhão e Grão Pará à Guiana Francesa com a missão de trazer a planta para o Brasil. Nesta missão, o militar Palheta foi recebido pelo governador francês na Guiana e por sua esposa, que, encantada com as histórias e galanteios do

soldado, presenteou Palheta com um vaso de flores onde estava escondida uma muda de Coffea Arábica, além de grãos de café. (Imagem acima: Projeto Santos 2015).


8) George Washington inventou o café instantâneo. MAS CALMA! Não foi o presidente dos Estados Unidos, mas um belga chamado George Washington que vivia na Guatemala e criou este tipo de café em 1906.


09) Moradores da cidade de Nova Iorque consomem 7 vezes mais café do que qualquer outra cidade americana.


10) O termo “Americano” vem da época da segunda guerra mundial, quando os soldados dos Estados Unidos pediam seus cafés expressos diluídos em água, um modo de consumo tipicamente americano.


Fontes:

Coffeecupnews.org

The Oat Meal

Buzzfeed


Compre
bottom of page